O ano de 2010 promete ser marcante na vida dos paraibanos e dos brasileiros em geral. Pois viveremos nesse ano muitas emoções, sejam elas produzidas pelas eleições que se avizinham ou pela Copa do Mundo, evento este que interfere no nosso dia-a-dia de forma indelével.
Mas, o caro leitor deve estar atento também aos resquícios de 2009, antes de tomar qualquer decisão em 2010: corrupção velada e explícita, na meia ou na cueca no Distrito Federal; mudança de cores políticas na Paraíba, em busca de não sair da crista da onda. E não devemos esquecer o ‘campeão’ de bilheteria: Lula, o Filho do Brasil. E, por fim, o desastroso fato de Angra dos Reis. Tudo isto esteve em voga em até o finalzinho do ano. E não deve ser “deletado” de nossa memória após a ressaca dos espumantes da virada (dupla) de ano.
Falo isto, pois, nós, brasileiros em geral, temos uma memória curta, curtinha. Veja por exemplo o Haiti, o terremoto, tirou o foco de nossas mazelas, de nossas feridas, de nossos problemas sociais. Aquele povo sofre há décadas com o descaso do resto do mundo, e só um terremoto foi capaz de voltar o olhar sarcástico da mídia, e por que não dizer nosso também, para o povo haitiano. Fiquei-me a questionar se um terremoto não seria a solução para dar uma sacudida na pouca vergonha que nossos governantes fazem com o dinheiro público. Um terremoto cairia muito bem na sala onde o governador Arruda recebia seus correligionários no Distrito Federal não acham?!
E por falar em dinheiro público: neste ano ele não vai sair de cena, seja nos IPTU’S, IPVA’S, TCR’S, que nos dão as boas vindas no início do ano. Outro dia, estava num show em praça pública e alguém falava: “que bom! O show hoje é de graça”. Ledo engano este. Foi dos cofres públicos que saíram os cachês dos mais diversos artistas que fizeram você pular, gritar e tomar banho de chuva. Ou seja, o seu bolso contribuiu muito para dar alegria a você mesmo. Portanto, agradeça! Não aquele político A ou B, mas sim, a você, caro contribuinte paraibano.
E, assim finalizo este artigo, acreditando ainda que 2010 trará muitas alegrias a nós, não pela vitória brasileira nos campos sul-africanos ou pela vitória do seu candidato a algum cargo nas eleições deste ano. Mas sim, pela mudança de ótica em relação aos problemas da sua cidade, do seu estado e de seu país, como também, pelas ações honestas que você promoveu em seu ambiente familiar, social, político e profissional. Pois não vale cobrar mudanças na sociedade, se você mesmo não está contribuindo para isso. E lembre-se, não fale da sujeira do quintal alheio, enquanto sua casa estiver do mesmo jeito.
Erivan Júnior
Professor e Colunista
eri_junior81@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário