Com relação ao papel da leitura e da escrita na escola, reflita em conjunto e registre:
Escolher um aspecto que você considera como um ganho na leitura e escrita digital.
Agora escolher um aspecto que você considera como uma perda nesse processo.
O que fazer para que tal perda possa vir a ser minimizada?
O que fazer para potencializar tal ganho?
Com relação à leitura e a escrita digital, podemos considerar como um dos ganhos a rapidez na produção textual como também, na redução de erros de formatação durante o processo de elaboração textual. Outro ponto positivo são as ferramentas e aplicativos de imagens, gráficos, entre outros. Porém, podemos considerar que em relação à leitura, houve uma perda do interesse do usuário (aluno), por textos manuais, pois, devido ao contato constante do mesmo com o computador, os textos terminam sendo acessados desta ferramenta. Portanto, é relevante dizer que há um grande distanciamento deste mundo da leitura “real”, com o da leitura “virtual”. Mas cabe-nos como educadores, nesse mundo digital, atrair nosso alunado para estes dois ambientes, mostrar que os dois caminham juntos. Pois, o prazer da leitura com um livro nas mãos, nunca deve ser deixado de lado, visto que, a tela fria de um computador, não transmitirá o mesmo prazer do primeiro. Em contrapartida, não podemos negar a rapidez no acesso a determinados assuntos, temas e livros, que hoje a grande rede nos proporciona, em qualquer lugar que estejamos. Assim, diante de tanta evolução nas formas de ler e escrever na atualidade, resta-nos aproximar nosso alunado do conteúdo a ser estudado através de todos os mecanismos possíveis sejam eles "reais" e palpáveis ou "virtuais".
Nenhum comentário:
Postar um comentário