10 de agosto de 2011

O TRÂNSITO É LIVRE?



Acredito que nos dias atuais, o trânsito, em nossa capital tem sido uma pedra no sapato do gestor de nosso município. Pois, ninguém está ileso de sofrer as conseqüências da má organização do nosso trânsito. Direta ou indiretamente, todos sofrem com caos constante nas principais vias de aceso em nossa cidade. Alguns de nossos leitores, com certeza, já se atrasaram para algum compromisso devido à grande quantidade engarrafamentos em horários de pico no centro da capital.
A quem recorrer então? Nossa prefeitura traz como solução e carro chefe da campanha em 2012 o projeto Trânsito Livre. Mas, será que realmente esse projeto será a carta de alforria para tantos pedestres e motoristas de nossa bela cidade? Sinceramente torço para que seja, porém, meu ceticismo confirma que não. Será mais um fiasco nesse trânsito (de)ficiente que possuímos.
O problema não está apenas na gestão de nosso trânsito. Ele também perpassa a educação de nossos condutores, motoristas, transeuntes em geral. Basta viajar alguns quilômetros para perceber essa diferença na educação no trânsito. Cidades como Maceió, Aracaju, Salvador, visitadas por mim alguns meses atrás, possuíam grande quantidade de carros nas ruas, transitando inclusive aos domingos, porém era muito difícil ouvir o som estrondoso de uma buzina a reclamar de alguma manobra indevida causada por outro condutor. Isso tudo é fruto da forma como as pessoas dirigem e vêem o trânsito. Infelizmente aqui, vivemos numa “selva”, onde os automóveis tornam-se jaulas que enclausuram diversos animais irracionais, donos da verdade, fortes e que rugem como verdadeiros leões ferozes. É duro afirmar isso, mas somos assim, não adiantar taparmos o sol com a peneira, seja ela qual for.
Assim, mortes irão acontecer, frutos dessa inconsequência, com ou sem projetos, pois a má educação no trânsito já está arraigada na maioria daqueles que conduzem e transitam pelas ruas estreitas de João Pessoa. Resta-nos esperar que este projeto vindouro, traga a tão sonhada liberdade para nosso esburacado trânsito, e por consequência, o respeito à vida do outro condutor e a educação que tantos guardam no porta-luvas dos carros.

Erivan Júnior
Professor e Colunista
@ErivanJr

Um comentário:

Paulinha Barreto disse...

Muito bom, como sempre você sabe o que fala,adoro visitar aqui, ainda uma otima semana, abraço.