O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) consiste em quatro provas e uma
redação. E em todo o exame, além das disciplinas em si, existe uma série de
habilidades que são avaliadas. Ou seja, independentemente da matéria que está
sendo cobrada (Matemática, Português ou História, por exemplo), o Enem avalia
cinco competências principais em todas as suas provas.
As cinco competências principais,
comuns a todas as disciplinas avaliadas no Enem, são chamadas de Eixos
Cognitivos e são publicadas todos os anos no Edital do Enem. São elas:
Competência 1: Dominar
linguagens (DL)
Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa.
Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa.
Competência 2: Compreender
fenômenos (CF)
Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
Competência 3: Enfrentar
situações-problema (SP)
Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações problema.
Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações problema.
Competência 4: Construir
argumentação (CA)
Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.
Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.
Competência 5: Elaborar propostas
(EP)
Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Essas cinco competências são
avaliadas nas quatro áreas de conhecimento do Enem (Ciências Humanas e suas
Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e
suas Tecnologias e Matemática, Códigos e suas Tecnologias) e também na Redação.
(Fonte: Mundo Vestibular)
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