E a campanha política começou. E nela amizades serão desfeitas, famílias se separarão em busca de defender seus candidatos. As cores nessa época trazem ideologias implícitas, e por vezes, explícitas também. Assim, caros eleitores, é o momento de “passar a perna” nos candidatos de fachadas, nos interesseiros, nos falsos bons-moços, nos que se dizem diferentes dos outros.
E quem realmente é diferente no meio de toda essa celeuma política? Quem realmente representa o novo? A mudança? O progresso? Pense e reflita comigo: Será mesmo que assistiremos dessa vez uma mudança no cenário político nacional e estadual? Será que votaremos consciente dessa vez?
E o que significa votar consciente? Ahhh deve ser consciente de que candidato A vai desviar menos dinheiro do que o candidato B. Consciente que o candidato da cor C colocará menos assessores em seu gabinete membros de sua família. Acho que este é o conceito de CONSCIENTE. Aqui na Paraíba, não há novo, não há mudança, os atores desse filme da vida real mudam de canal, mas não de caráter, mudam de novela, mas não de práticas corruptas e eleitorais.
Acho falta de assunto de algumas rádios e jornais discutirem a política paraibana em seus programas. Aqui as cartas são marcadas, os debates batem nas mesmas teclas, e os governantes agem com as mesmas práticas coronelistas de outrora. A Paraíba não crescerá se nossos mandatários continuarem com práticas mesquinhas de perseguição, de não darem continuidade às obras do seu antecessor, destituírem funcionários ligados à família de A ou de B. Se continuarmos assim, vamos descer ainda mais, e veremos a Copa de 2014 apenas pelas telas de LCD ou LED dos MP10, 12, 14, 20. E assim só receberemos o título de sub-sede, pois quem manda aqui age como um sub-cidadão. Não quero ser tratado assim, nem quero ver minha Paraíba agindo como um sub-estado da federação.
Finalizo na crença, ainda, de que os poucos honestos que vagam pelos corredores solitários de nossas casas legislativas, possam trazer novos ares ao nosso estado. E que, aqueles que lá desejam entrar nessa eleição, possam “verdadeiramente” servir ao povo. Para que não sejamos chamados após as eleições de sub-Paraíba.
Erivan Júnior
Professor e Colunista
Nenhum comentário:
Postar um comentário