Dissertar é o mesmo que
desenvolver ou explicar um assunto, discorrer sobre ele. Assim, o texto
dissertativo pertence ao grupo dos textos expositivos, juntamente com o texto
de apresentação científica, o relatório, o texto didático, o artigo
enciclopédico. Em princípio, o texto dissertativo não está preocupado com
a persuasão e sim, com a transmissão de conhecimento,
sendo, portanto, um texto informativo.
Os textos argumentativos,
ao contrário, têm por finalidade principal persuadir o leitor
sobre o ponto de vista do autor a respeito do assunto. Quando o texto, além de
explicar, também persuade o interlocutor e modifica seu comportamento, temos um
texto dissertativo-argumentativo.
O texto dissertativo argumentativo tem
uma estrutura convencional, formada por três partes essenciais.
Introdução
Que apresenta o assunto e o
posicionamento do autor. Ao se posicionar, o autor formula uma tese ou a ideia
principal do texto.
Teatro e escola, em princípio, parecem
ser espaços distintos, que desenvolvem atividades complementares diferentes. Em
contraposição ao ambiente normalmente fechado da sala de aula e aos seus
assuntos pretensamente "sérios" , o teatro se configura como um
espaço de lazer e diversão. Entretanto, se examinarmos as origens do teatro,
ainda na Grécia antiga, veremos que teatro e escola sempre caminharam
juntos, mais do que se imagina.(tese)
Desenvolvimento
Formado pelos parágrafos que
fundamentam a tese. Normalmente, em cada parágrafo, é apresentado e
desenvolvido um argumento. Cada um deles pode estabelecer relações de causa e
efeito ou comparações entre situações, épocas e lugares diferentes, pode também
se apoiar em depoimentos ou citações de pessoas especializadas no assunto
abordado, em dados estatísticos, pesquisas, alusões históricas.
Conclusão
Que geralmente retoma a tese,
sintetizando as ideias gerais do texto ou propondo soluções para o problema
discutido. Mais raramente, a conclusão pode vir na forma de interrogação ou
representada por um elemento-surpresa. No caso da interrogação, ela é meramente
retórica e deve já ter sido respondida pelo texto. O elemento surpresa consiste
quase sempre em uma citação científica, filosófica ou literária, em uma
formulação irônica ou em uma ideia reveladora que surpreenda o leitor e, ao
mesmo tempo, dê novos significados ao texto.
3 comentários:
Excelente!
Muito obrigado, me ajudou bastante, professor.
Abraços daqui de Natal-RN.
Gostei, bem explicativo.����
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