20 de maio de 2010

Qual a ficha que você quer: SUJA OU LIMPA?

Quem não for ficha limpa nesse país, que atire a primeira pedra???? É com esta indagação que começo este artigo cheio de indignação e fúria interior. Digo isto porque dá nojo assistir em telejornais ou noticiários dos mais variados, nossos representantes, nossos homens públicos, dizerem aos quatro cantos que são FICHA LIMPA, mas finalmente quem tem a ficha limpa nesse país?
Acredito piamente que nem nos mais altos graus das instituições de nossa sociedade, não tenha alguém que já tenha cometido o “pecado” da inveja, da omissão, do interesse, do jeitinho brasileiro de ser, tenha levado vantagem nem que seja numa simples partida de futebol ou até mesmo num eventual jogo de dominó.
Assim, denominar FICHA SUJA apenas quem cometeu algum crime político eleitoral durante o decorrer de um cargo eletivo é muito ínfimo perto de crimes maiores como o de enganar famílias e mais famílias, prometendo aquilo que nunca irá cumprir, ou também, levar fiéis de determinada religião a venderem tudo que tem, para “dar ao Senhor”, isso também deveria estar no currículo dos “ficha suja”.
Acredito também que acobertar casos de pedofilia dentro do hall das mais altas instituições religiosas seria um caso de ficha suja. Porque tudo isso suja a imagem de homens, mulheres, crianças, idosos, famílias inteiras, vítimas de “homens” que travestidos de vestes eclesiais maculam o nome e a honra daquele que deveria servir de exemplo: CRISTO.
O que eu devo fazer? Fechar os olhos? Fingir que isso não existe? Não posso, e nem tolerarei tais atos. E você, que lê este artigo também deve ser profeta desse século novo, porque senão esses atos se tornarão tão banais, que ninguém dará mais importância, nem relevância.
A sociedade atual está cada vez mais interligada com seus direitos, alguns buscam incessantemente vê-los cumpridos, outros vão com a massa, seguem a onda. Mas, hoje se questiona mais, as coisas não descem mais de goela abaixo, como em tempos idos. Assim, com essa transformação, mesmo ainda a passos curtos, nós cidadãos, temos desenvolvido a capacidade de ver com outros olhos, de confiar desconfiando.
E por isso, nas eleições desse ano, com ou sem fichas sujas, teremos um olhar mais crítico em relação àquelas tapinhas nas costas, apertos de mão, sorrisos amarelos de sempre. E você, senhor candidato, limpe-se se quiser realmente vencer essas eleições, pois senão serás “deletado” de nossas memórias e das urnas eletrônicas que estão por vir.

Erivan Júnior
Professor e Colunista

Nenhum comentário: